Educação Infantil

Educação Infantil

Em relação à proposta educacional de cada segmento, e baseado nos ensinamentos de Pestalozzi, A EDUCAÇÃO INFANTIL do Colégio considera que nos primeiros anos de vida, as crianças trazem como experiências as  que vivenciou na sua história de vida e aprendem melhor pela imitação e por meio de atividades práticas. Por essa razão, desenvolve o seu trabalho baseado nos 6 direitos de aprendizagem da criança, proposto pela BNCC, que são: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se 

A rotina diária inclui trabalhos sobre autonomia e identidade, pois é do convívio da  criança com outras crianças e adultos que ela começa a construir sua autonomia e identidade e descobrir o outro; linguagem, a oportunidade da criança vivenciar experiências que possam desenvolver sua escuta e fala e introduzi – la na cultura oral pertencente a um grupo social; raciocínio lógico, a criança vivencia um mundo com espaços, tempos de diferentes dimensões e começa a despertar sua curiosidade para o mundo físico, seu corpo, animais, natureza, conhecimento matemático bem como as relações do mundo socio cultural; Com um trabalho com o corpo, gestos e movimento\ a criança explor o espaço onde vive, por meio de movimentos, olhares e gestos e a partir das linguagens como música, pectos sociais, conhecimento e comemorações das datas festivas, realizações de festivais, uso de materiais dança, teatro e brincadeiras, estabelecem relações que despertem a sua imaginação e produzem conhecimento; assim como jogos livres, desenhos, pinturas , recortes, cantigas infantis, dança, rodas de conversas, tarefas práticas como atividades de cozinha, de higiene pessoal, organização de seus pertences como  dos materiais, e participação nos aplicativos tecnológicos desenvolvidos pelo Colégio possibilitam a experiencias de diferentes  formas de conhecimento.